domingo, novembro 12, 2006

Apresentação da defesa

Para quem vai ouvir a defesa pela Rádio Faced, seguem os slides...


quinta-feira, novembro 09, 2006

ACONTECE NA FACED/UFBA

vai ser transmitido pela Rádio Faced!!!!


CICLO DE DEBATES SOBRE TV DIGITAL


Acontece segunda (13.11.2006), na FACED/UFBA, uma série de atividades buscando intensificar o debate sobre a implantação da TV Digital no Brasil.

Estará em Salvador, a convite da FACED, Alex Primo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Ricardo Benetton Martins, do CPqD, responsável pelo projeto brasileiro de Televisão Digital.

Organizado pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), estes eventos buscam contribuir com a reflexão sobre as potencialidades das tecnologias digitais para a educação. Para Maria Helena Bonilla, “a implantação de um sistema de Tv Digital no Brasil pode ser a maior oportunidade que o país terá no sentido de promover a inclusão digital de grande parte da população brasileira”. No campo da educação, “esse é o grande desafio para professores e estudantes” afirma Bonilla. Estão em andamento ainda, no Programa de Pós graduação em Educação da UFBA, seis pesquisas de mestrado e seis de doutorado sobre as temáticas da inclusão digital, tv digital e educação a distância, que estabelecem fortes vínculos com a educação e, principalmente, as políticas públicas.

Programação

Segunda-feira – 14 horas – auditório II/FACED

Apresentação da dissertação de mestrado de Adriane Halmann sobre Reflexão entre professores em blogs, com a banca composta pelos professores Maria Helena Bonilla (orientadora) , Alex Primo (UFRGS), Edvaldo Couto (UFBA) e Nelson Pretto (UFBA).


Segunda-feira – 19 horas – auditório II

Palestra TV Digital, Interatividade e Produção colaborativa na Educação

Alex Fernando Teixeira Primo é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (1991) e habilitação em Jornalismo (1995) pela Universidade Católica de Pelotas . É mestre em Journalism pela Ball State University (1993), doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretário-geral do Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação e atua principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação, Informática educativa, interação homem-máquina, interatividade, interface e hipertexto.

Ricardo Benetton Martins é Bacharel e Mestre em Física pela Unicamp e Doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade de Paris. Integra o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) desde 1991. Atualmente é Diretor de TV Digital, onde atuou como apoio ao Grupo Gestor na coordenação dos trabalhos de pesquisa do projeto do Sistema Brasileiro de TV digital (SBTVD), em especial, para a elaboração do modelo de referência para a implantação da TV digital no Brasil. Suas áreas de interesse envolvem inclusão digital, TV digital, modelos de apoio à decisão e abordagens alternativas para análise de viabilidade de novas tecnologias e serviços voltados à inclusão digital.


segunda-feira, novembro 06, 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO



REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES EM BLOGS :
ASPECTOS E POSSIBILIDADES



ADRIANE LIZBEHD HALMANN


Salvador, BA
2006

Resumo

Esta dissertação investiga a reflexão partilhada sobre a prática docente nos diários, em alguns ambientes web, com ênfase nos blogs, buscando identificar suas formas de ocorrência, implicações com a rede web e repercussões nas práticas. Para tanto, optou-se por uma investigação qualitativa, usando como instrumentos de coleta de dados: observação participante nos blogs, onde a autora deste trabalho torna-se também autora de blog e insere-se ativamente nas comunidades de professores-blogueiros; entrevistas por meio eletrônico; e análise documental, visando capturar as singularidades do objeto focado. Este percurso foi traçado com a participação de professores que mantêm blogs sobre sua prática docente, encontrando-se em diversas regiões do Brasil e fora dele. Abordou-se os diários como instrumento que, no exercício da escrita e do registro, subsidia a reflexão docente, atuando como guia para investigação dos problemas e concepções dos docentes comprometidos e dispostos a transformar a prática, onde destaca-se o acesso ao mundo pessoal do professor e as possibilidades de um desenvolvimento profissional constante. Os blogs não se constituem apenas como um simples aparato técnico, mas sim como um fenômeno social, o que demandou uma análise mais aprofundada sobre suas características e potencialidades, sempre sob a ótica do contexto educativo. A inserção dos professores no ciberespaço direcionou o olhar para as singularidades das construções identitárias neste contexto, confrontando com este processo, social e historicamente constituído na escola, no currículo, na sociedade. Notou-se que estes sujeitos articulam-se em grupos que procuram colaborar para buscar soluções conjuntas à problemas comuns, formando redes rumo à aprendizagem cooperativa e à inteligência coletiva. Todos os elementos indicados apontam que existe um movimento de inquietação entre alguns professores, o que os leva a procurar no ciberespaço um ambiente fecundo para refletir com seus pares e buscar outras alternativas para construir novas educações.

DEFESA!!!!!!!

Dia 13/11 - 14:00
Faculdade de Educação - UFBA (Vale do Canela)

Transmissão ao vivo pela RádioFaced